Publicado em 27/08/2021 às 09:29 - Atualizado em 27/08/2021 às 09:29

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através de sua equipe, desenvolveu neste mês a campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo estimular os entes públicos, as associações privadas e as pessoas em geral a se comprometerem com a promoção de condições materiais e de mentalidade consciente, a fim de incentivar a convivência harmoniosa e igualitária entre homens e mulheres.

Esta ação tem como intuito orientar as pessoas, especialmente mulheres, divulgar os órgãos e entidades envolvidas, as redes de suporte disponíveis e os canais de comunicação existentes para denúncias, ainda, as medidas que podem ser adotadas no caso deste tipo de violência, tanto judicial quanto administrativamente. Além disso, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral as mulheres em situação de violência e adotar outras iniciativas para esclarecer e sensibilizar a sociedade sobre o assunto.

Em nosso município foram desenvolvidas diversas ações para estimularem o combate e reação. No dia 07/08, dia em que a Lei Maria da Penha completou 15 anos, a Secretaria de Saúde promoveu o Dia D de Saúde, onde foi instalado um varal com máscaras temáticas da campanha para a população presente retirar.

Foram instalados banners com o “Violentômetro” (medidor de violência) em locais estratégicos de acesso à população, apresentando escala de níveis e potencialidade das principais violências presentes no dia a dia, fazendo com que, especialmente as mulheres, possam identificar sinais de violência e procurar por ajuda, auxiliando as que estejam passando por essa situação e também as que não percebem ou recursam a enxergarem-se como vítimas.

A equipe técnica do CRAS e do Serviço de Proteção Especial - PSE desenvolveu atividades relacionadas a temática junto aos grupos acompanhados e também com os alunos da Escola de Educação Básica Teixeira de Freitas (estadual - 6º ano ao ensino médio), visando levar informações e fortalecer a busca por uma convivência melhor desde cedo, com respeito e dignidade para todos, especialmente para as nossas meninas, jovens e mulheres.