---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Dia “D” do Outubro Rosa aconteceu no último sábado

Publicado em 22/10/2018 às 16:54 - Atualizado em 22/10/2018 às 16:54

Vários profissionais atuaram na campanha durante todo o mês e neste último sábado foi realizado o dia especial de prevenção.

A unidade básica de saúde do Município esteve aberta durante todo o dia para facilitar os atendimentos às mulheres que não conseguem procurar os serviços durante a semana.

As mulheres puderam agendar a coleta para o exame preventivo do câncer de colo de útero e também o exame de mama.

Outros profissionais também trabalharam na programação. A equipe da odontologia fez avaliações e o exame clínico para prevenção ao câncer de boca. O psicólogo aplicou um questionário para avaliação dos sintomas de ansiedade e a fisioterapeuta fez orientações posturais. Foi aplicado também um teste de resistência física e a equipe da assistência social trabalhou a autoestima das mulheres. A fonoaudióloga também participou da programação com orientações.

Os demais serviços da UBS também estavam disponíveis, como vacinação e outras verificações de rotina.

Além desta data, outras atividades estão sendo desenvolvidas. Em parceria com a Gerência de Assistência Social, um grupo de profissionais está visitando os grupos organizados de mulheres e repassando orientações sobre a importância de cuidar da saúde da mulher. A Gerência também zerou a fila de espera pelas mamografias. “Foram mais de quarenta exames nos últimos dias para conseguirmos zerar a fila de espera. Estamos trabalhando com foco na prevenção para antecipar diagnósticos e aumentar as chances de cura de possíveis casos” ressalta o Gerente de Saúde Ademar Amant.